Ele começou a
carreira no setor de artes gráficas da Livraria e Editora Globo, em Porto
Alegre, e foi um dos precursores das HQs no Rio Grande do Sul. Mas JOÃO BATISTA MOTTINI só conseguiu
reconhecimento durante a Era do Ouro dos quadrinhos argentinos (1948-1958), ao
lado do italiano Hugo Pratt (1927-1995) e do argentino José Luis Salinas
(1908-1985), entre outros, depois de se mudar para Buenos Aires em 1946, e onde
morou até 1962 – é que no Brasil, segundo Moya, “os artistas brasileiros
tiveram poucas chances nessa década” (1993, p. 193), a de 1950, apesar do
grande número de produções.
Mottini nasceu em 20
de junho de 1923 em Santana do Livramento (RS) e teve seu trabalho divulgado,
além da Argentina, por toda a América Latina, os Estados Unidos e uma série de países
europeus, entre eles a Itália. Para a Editora Globo, onde começou aos 15 anos
no setor de artes gráficas, ilustrou obras didáticas e livro infanto-juvenis,
como Os Três Mosqueteiros e Robin Hood. Foi um dos mais jovens
artistas a participar de uma exposição coletiva em Porto Alegre, segundo Goida
(1990).
Além de ilustrador e
capista, colaborou com as revistas Patoruzú
e Patoruzito, de Dante Quinterno,
ilustrador, argumentista e editor, que publicou Buck Rogers, série ilustrada por Mottini que circulava na
Inglaterra (editora Fleetway). Aurélio, El
Audaz e Las aventuras de Bordon
são seus trabalhos mais conhecidos, feitas para Quinterno; na Itália, trabalhou
para o Studio Creazioni Dami, de Milão; de volta ao Brasil, desenhou Aba Larga, um policial militar a serviço
nas regiões agropastoris do Rio Grande do Sul, série iniciada por Getúlio
Delphin (que desistiu dos quadrinhos e dedicou-se à propaganda) e finalizou História do Rio Grande do Sul,
continuando o trabalho de Júlio Shimamoto – os trabalhos foram desenvolvidos
para a Cooperativa Editora e de Trabalho de Porto Alegre (CETPA), da qual eles
participaram da criação, durante o governo de Leonel Brizola, uma inciativa
gaúcha no mercado nacional de histórias em quadrinhos nos anos 60; a marca da cooperativa,
que existiu entre 1961 e 1963, era dar destaque aos artistas gaúchos, com
salários fixos pagos pelo próprio governo do Estado. Parecida com essa
iniciativa, era a Associação dos Desenhistas do Estado de São Paulo (Adesp),
presidida por Mauricio de Sousa.
Seu trabalho chegou a
ser exposto na primeira exposição de quadrinhos da Europa, que ocorreu no Museu
do Louvre, em Paris – mas como representante da Argentina. Na ocasião, o
artista ilustrava histórias de faroeste, principalmente Buck Jones para a Inglaterra, como já dito. Em Porto Alegre,
Mottini criou para o jornal Última Hora
os capítulos de Os crimes que abalaram o
Rio Grande, entre os quais figurava
“O linguiceiro de gente”, no qual Mottini narrava o famoso caso da rua do
Arvoredo, lembra a jornalista Laura Leiner1. Nos últimos anos, conforme
Goida (1990, p. 247), Mottini dedicou-se à pintura e arte publicitária:
ilustrou os álbuns Profissões, Passos e
Pregões Perdidos (Relatório da Diretoria 1979/1980, acervo do Centro de
Memória Bunge) e No tempo dos
farroupilhas (1983, com Luiz Antonio de Assis Brasil, também no acervo
Bunge), premiados pelo Salão de Propaganda da Associação Riograndense de
Propaganda em 1980 e 1984, respectivamente.
Morreu em 30 de março de 1990, em
Porto Alegre. No somatório, Mottini foi mais reconhecido entre os leitores de
Buenos Aires do que na capital gaúcha – embora tenha sido apresentado à Câmara
de Vereadores de Porto Alegre um projeto de lei no dia 24 de junho de 2005 para
instituir o Dia Municipal do Gibi João Mottini. No
Brasil, suas HQs foram publicadas pela editora
Paladino e na revista Gatilho (Cômico Colegial). Seu derradeiro
trabalho nos quadrinhos provavelmente foi no número 1 da Brigada em Revista, em abril de 19892. (A partir de GOIDA, 1990; LEINER in “Um passeio pelo
mundo dos quadrinhos gaúchos”, jornal Versão
dos Jornalistas, julho/20041; MOYA, 1993; SAINDENBERG in http://www.guiadosquadrinhos.com/artista/joao-mottini/25182;
WWW.fundacaobunge.org.br/.../profissoes-passos-e-pregoes-perdidos-1979-1980.pdf)
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