Nascido em 5 de novembro de 1958, CHARLES KIEFER é natural de Três de Maio, na região noroeste do Rio Grande do Sul, próximo ao município de Santa Rosa. Mestre e doutor em teoria literária pela PUCRS, estreou na literatura em 1982 com Caminhando na Chuva e já tem mais de 30 livros editados – alguns com dezenas de reimpressões –, entre poesia, romances, novelas, contos e ensaios, inclusive na França, Espanha e em Portugal.
Ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura, além de prêmios da Academia Brasileira de Letras, o Afonso Arinos, o Guararapes, o Monteiro Lobato e o Altamente Recomendados (os dois da FNLIJ). por O pêndulo do relógio (1985), Um outro olhar (1993) e Antologia Pessoal (1996), Embora tenha publicado inicialmente por editoras regionais, como a Mercado Aberto, já vendeu mais de 300 mil volumes. Sua obra tem sido adaptada para o cinema por Paulo Nascimento – O Chapéu (curta, 1997), com Dedos de pianista (curta, 1998), com Bebeto AlvesCarlos CunhaCarmem Silva e Yonara Karam, e Valsa para Bruno Stein (longa, 2008), com Walmor Chagas e Ingra Liberato – e para o teatro – Escorpião da sexta-feira (2006) e Quem faz gemer a terra (2002), esta encenada na França, Suíça e Polônia.
Kiefer é professor de Escrita Criativa e de Produção de Textos Poéticos, e das oficinas de Criação Literária e de Conto Brasileiro, em Porto Alegre, há mais de 25 anos – a partir delas, publicou Para ser escritor (2010); também atuou em áreas de políticas públicas de cultura – foi Coordenador do Livro e Literatura na Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, e secretário de Cultura, municipal e estadual.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog