as bodas bárbaras

o título do comentário é o título do romance de yann queffélec, de 1985, para o qual cabem definições como 'deslumbrante' e 'arrepiante', para começo de conversa.
trata-se da história de um menino, ludovic (ludo), q nasceu contra a vontade da mãe e dos avós, já q foi resultado de um estupro - durante a gravidez, a mãe tenta de todas as formas abortá-lo, inclusive chicoteando o ventre!
ele passa sua infância inteiramente à margem, escondido pelos avós no sótão da casa, sem ver o 'lado de fora', apenas ouvindo o barulho do oceano.
fechado, rodeado de insetos e podridão, desenvolve um amor doentio por nicole, sua mãe - contraposto por um ódio intenso de ambas as partes.
até q, certo dia, é enviado para um hospital psiquiátrico, mesmo todos sabendo q ele não é louco, embora queiram acreditar q sim.
intenso, dramático e doído, 'as bodas bárbaras' ainda é uma grande surpresa para mim, mesmo antes de chegar ao fim da leitura; deparo-me, em suas páginas, com toda a sordidez possível dos seres humanos, incapazes de conviver em sociedade com a diferença, aptos, no entanto, a demonstrar todo o seu egoísmo e maldade contra os mais fracos, q, na maioria das vezes, querem apenas atenção.
confesso q estou encantado, embora a condição humana continue a me assustar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog