Em 2005, AUGUSTO NESI autografou Sevícias Emocionais no Zarabatana Café, livro que reuniu poemas escritos em suas itinerâncias profissionais e sensoriais. Na orelha do livro, ele se apresenta como ex-garçom de bufê infantil, ex-frentista em posto de gasolina, ex-jardineiro e ex-professor; mas também começara o curso de ciências biológicas, sem concluí-lo. E deixara de ser e fazer tudo isso para se dedicar à poesia. Feito “um relâmpago”, bem como define a poesia (in PIONEIRO, 20.1.2005). E hoje, 15 anos depois?
Nascido em 12 de agosto de 1972, em Caxias do Sul (RS), Nesi organizou, em 2002, o sarau A língua discursiva panfletária ou 1 milhão de pequenos raios sobre o céu de Pindorama, no Galeria Estação Cultural, acompanhado pelo músico e compositor Pietro Ferretti – com quem dividiu o palco do Teatro Municipal no show Alquimia Sonora em 2003 – e da revista Invertebrados (2003/2004), revista criada e editada pelo escritor Cristiano Baldi, pelo diretor de arte Zé Benetti e pelo jornalista Marcelo Mugnol, de curta duração (três edições a partir do Financiarte), além de coordenar o Sarau Licença Poética, no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (2003) e, em 2009, participou da 18ª Feira do Livro de Caxias do Sul. É o que veio à tona.
Nesi levou sua poesia ao 17º Psiu Poético, no Salão Nacional de Poesia de Montes Claros (MG), encontro em que também estiveram presentes os poetas Nicolas Behr, Jorge Salomão, Mano Melo e o biógrafo Toninho Vaz (de Paulo Leminski e Torquato Neto), e quando participou de um bate-papo com as poetas Mary Lélis e Maria Meduneckas, que foram homenageadas pela organização, em 2003. Naquele ano também se fez presente na 4ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, apresentando seus poemas em jogos americanos nas mesas do café da Usina do Gasômetro. Sobre essa movimentação, disse: “Caxias ainda é uma cidade nova e as coisas têm outro ritmo para acontecer por aqui” (in PIONEIRO, 8.10.2003). Em 2006, se fez presente na II Noite de Leituras Poéticas – Texturas Curitibanas, promovida pela Biblioteca Pública do Paraná e realizada no Auditório Paulo Garfunkel, e em 2011, gravou o clip Poema verborrágico para ser recitado após a sopa, com roteiro, direção e edição de Robinson Cabral, que teve estréia em 20 de outubro. É o que se noticiou.
O livro está acompanhado pelo CD ...da boca pra fora..., em que o poeta declama/canta/enuncia seus versos, solo ou com o acompanhamento de, entre outros, , Pietro, Viviane Pasqual e Moishe. A faixa 3 do CD, “A imagem do espelho”, faz parte da trilha sonora para a produção caxiense do curta O Sapateiro; a faixa-poema 12, “Surgiu um rio em mim”, é embalada por música de Hermeto Pascoal, do projeto Calendário do Som (1997), em que o músico alagoano gravou uma música para cada dia do ano: nesta, Nesi faz-se acompanhar pelo ritmo do multi-instrumentista; nas demais, a música é de autoria dele mesmo.
Quem faz a apresentação do livro é o cantor e compositor Jorge Mautner, com quem encontrou em Montes Claros e se dispôs a “apresentar” o poeta: “Augusto Nesi escreve com o coração, com a alma, com os nervos e com uma visão de generosidade original e dadivosa, cheia de graça divina, onde a linha determinante é o amor. Reflete no âmago de sua criatividade, que despenca em cachoeiras e fontes de águas límpidas de inspiração, as águas das fontes das serras de sua terra natal, que por si só já é pura poesia e que se chama Caxias do Sul.”
Atualmente em Porto Alegre, envolvido profissionalmente com mídias para shopping centers, Nesi (a)guarda um novo livro, que não foi publicado até o momento por circunstâncias de mercado. Trata-se de uma parceria com o fotógrafo Mário André Coelho de Souza – uma homenagem-referência aos 40 anos do primeiro livro de Paulo Leminski, Quarenta clicks em Curitiba (de 1976, que traz imagens de Jack Pires), já com o aval de Estrela Leminski e Alice Ruiz; no caso, o objeto poético de Nesi-Mário André é a capital gaúcha. Aguardemos o desdobramento.
(A partir de AHMJSA; BERTUSSI, ZINANI, SANTOS, 2006; NESI, 2004; jornal PIONEIRO dias 18.7.2002, 29.7.2003, 8.10.2003, 20.1.2005; revista Invertebrado, n. 2; https://www.tribunapr.com.br/noticias/lancamento-de-livro-marca-noite-de-leituras-poeticas-na-biblioteca-publica/; http://cms.hojeemdia.com.br/preview/www/2.917/2.924/1.532484)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog