grito na escuridão

estou no meio do nada
                                     é noite
sei q me cercam verdes vacarias
                                                     – assim me lembro
estou no meio do universo
                                          madrugada para o fim
e o mesmo sol q doura muitos capões
logo aquecerá meus pés
                                        – pelo menos assim espero.
mas antes q a noite termine
                                            ouço um grito baixo e longo
e de longe esse grito pequeno
q vai aumentando
                             vem num crescendo

e aqui onde estou
                             no meio do nada
sentindo falta da multidão
sinto meu corpo tremer.
                                      e não tem vento algum
– tem lareira
                    e tem vinho
                                       e tem pinhão

e o grito q antes era pequeno
              agora atinge escala níveis insuportáveis
eu tampo meus ouvidos
                                      mas é o meu coração q ouve
o grito da mãe q foi tratada
pior do q o animal
                             q o filho desajustado
lidava como um perdido
                                      vagando no pasto
                                      à espera da espora

lá longe,
             bem lá fora
lá no fim dos abismos do macaco branco
                                                                 lá
onde o vento costuma ser fino
                                                mas a dor não acaba
(assim como o horizonte dos campos
de são francisco de paula)
                                          ouço um grito.

mas faço de conta q não é comigo.



(do livro Misterioso Sul – Lendas em Poemas, com Helô Bacichette, Nil Kremer, André Ricardo Aguiar e Dinarte Albuquerque Filho. Ilustrações de Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso (Elos do Conto – Elos da Palavra: Caxias do Sul, RS, 2018)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog