Criador das séries I Aristocraticci (sucesso nos anos 60 e 70 no Corrieri dei Ragazzi), Allan Quatermain e Martin Mystère, ALFREDO CASTELLI nasceu na Itália em 26 de julho de 1947. Ambos foram publicados pela primeira em 1982, mas Quatermain já tinha um histórico de testes e recusas por parte de editores de revistas e jornais, desde os anos 70. Só ganharam visibilidade quando o Sérgio Bonelli os aceitou.
Martin Mystère, o Detetive do Impossível – que lembra, de acordo com Goida (1990), o escritor Erich Von Daniken (1935) –, já trazia consigo uma novidade, além da profissão: foi um dos primeiros personagens das histórias em quadrinhos a usar um computador pessoal. Mas o charme do personagem está no que ele faz: ele investiga mistérios, que não necessariamente envolvem fantasmas ou coisas do tipo, mas do tipo “civilizações perdidas”, como Atlântida e Mu. Segundo o autor, o nome de Mystère surgiu de um neologismo que ele encontrou para diferenciá-lo de “misteri”, que significa mistérios em italiano – com o nome do personagem, ele quer estimular a curiosidade e o desejo de saber mais, não só sobre civilizações perdidas ou OVNIs, mas também sobre a História, a literatura, as artes e as ciências exatas.


Sobre o personagem, ninguém melhor que o autor para descrevê-lo: “Martin Mystère é uma personagem de fantasia que conta histórias de fantasia. Eu faço questão de destacar esse detalhe e, não por acaso, em cada edição há um artigo que explica o que há de verdadeiro e de inventado nas histórias, porque eu não pretendo fazer que os leitores acreditem em coisas não-verdadeiras.”
Mas Martin é quase verdadeiro. É um democrata liberal (na Itália, um esquerdista), não é muito religioso, no sentido tradicional do termo, mas respeita todas as manifestações e, em suas aparições, costuma estar ligado no seu tempo – respeitando, como lembra Castelli, que, da concepção da história até a publicação, há um longo período de produção e expectativa de mercado. Ainda mais que ele reconhece não ser muito disciplinado na hora de contar as aventuras do Detetive. (A partir de GOIDA, 1990; http://asleiturasdopedro.blogspot.com/2012/09/entrevista-com-alfredo-castelli.html)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog