EVA TAVARES nasceu em 9 de julho de 1955 em Caxias do Sul. Na cidade serrana desenvolveu seu trabalho em poesia e teatro, além de ter exercido funções administrativas, como diretora da Casa de Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima entre 1989 e 1993 e coordenadora do Departamento Municipal de Arte e Cultura. Integrante de diversas academias e associações culturais, publicou diversos livros de poemas ao lado de Marcondes Tavares, poeta natural de Pinheiro Machado, com quem é casada e com quem dividiu, também, a produção, encenação e direção de oito peças de teatro, principalmente na década de 1980.
Por suas atividades culturais, recebeu prêmios e distinções, como ser Destaque Mulher Cultura de Caxias do Sul em 1985, com a montagem de A realidade de mais um Zé. Publicou, entre outros, Delitos & Relatos para celebrar os 10 anos da companhia cultural Mistura e Bocas Produções, ainda em 1991, reconhecido pelo jornalista José de Souza Pinto como uma demonstração de entusiasmo que marca o “inelutável destino de poetas” do casal (1991, p. 8). Para o escritor José Clemente Pozenato, Eva carrega sua poesia de mais “cálida” e interpreta o mundo “filtrado num corpo que é também dito, presença, forte” (1987, p. 9).
Com Marcondes, organizou os quatro volumes da Antologia Caxiense de Poetas (entre 1988 e 1989) e foi atuante no Movimento Alternativo Brasileiro. Membro titular da cadeira número 6 da Academia Caxiense de Letras (ACL), também integra o Centro Cultural Literário e Artístico da Gazeta de Felgueira (Portugal) e a Academia Goianense de Letras (Goiás, BR). (A partir de BERTUSSI, ZINANI, SANTOS, Edições EST, 2006; TAVARES, TAVARES, 1991; 1981).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog