SÓ PELO CHEIRO DO MEDO

gosto de lua
          da lua cheia
mas tenho cabelos curtos
                                         e a memória estendida
sou magro pálido tenho orelhas compridas
e só ando com camisas de mangas
olhando pro chão
– todo o cuidado é pouco
                                        nesta cidade esburacada!

alguns dizem q fui mordido
algum dia distraído
                              caminhando pela floresta escura
sozinho
             – quanta bobagem!
as pessoas se evitam só porque
ninguém mais gosta de quem anda sozinho.

nem há mais florestas em nosso caminho!

não tenho culpa
                         por ser o último filho homem
                                     o sétimo filho da maldição.
minha mãe tinha religião
mas não tinha dinheiro
                                    pro ritual do jordão

me chamam por tantos nomes
                     de licantropo. versipélio. werewolf.
                          hamtammr. lubishome. lobisomem.
e outros mais.
e um dia quis a poeta*
                                   q eu tivesse outro gênero
q eu também fosse conhecido como
                                                          lobiswoman.

enquanto ruge
                       minha fome
                                          urge rever a numerologia
– não gosto mais do número SETE
   ainda assim
                      todas as noites de terça ou de sexta
visito os mesmos SETE locais
         SETE pátios de igrejas
         SETE vilas das redondezas
                                                     e SETE encruzilhadas

cachorros não gostam de mim
eu já não consigo me olhar no espelho
sem pensar numa gilete
                                      mas o SETE,
                                                           insistem
– o número da perfeição, q integra os dois mundos
o símbolo da totalidade
                do Universo em transformação
                associado à espiritualidade 
                                 à introspecção ao ocultismo...

tenho medo disso tudo
          medo de bala de prata perdida
                                 untada em cera quente
de uma vela q queimou
                                     em três missas de domingo
tenho medo q alguém me bata na cabeça
          medo q alguém me corte

por isso, tomo cuidado
                                    e alerto:
                                                 é noite de lua cheia:
escondam os bebês não batizados
esperem o dia nascer
                                   o sol trazer nova esperança
de um dia eu poder voltar
viver como apenas um homem

gosto de todas as luas  sou poeta das ruas!
gosto da noite por causa das estrelas
                        mas não me confunda
                                                           me faça um afago
                                                           não tenha medo
sou cão q ladra
                         mas sei quando largar o osso

– não se assuste se eu abanar o rabo.


 * ledusha: “feminista sábado domingo segunda terça quarta quinta e na sexta / lobiswoman” (de leve, fissura e fissura. são paulo: brasiliense, 1984. coleção cantadas literárias, n. 27, p. 87.



Poema publicado em Misterioso Sul – Lendas em Poemas, com Helô Bacichette, Nil Kremer e André Ricardo Aguiar (Elos do Conto - Edição e Arte, 2018)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog