Um nasceu em 1920, o outro em 1946, mais precisamente no dia 27 de julho, em Nuremberg. Aquele chama-se Heinrich Karl Bukowski, este é MATTHIAS SCHULTHEISS, o desenhista que conseguiu transpor para os quadrinhos o universo dos bêbados e dos marginais, das prostitutas e dos desesperados que o poeta, contista e romancista alemão tão bem reproduziu.
O encontro se deu na década de 1980. Com estilo realista, Schultheiss obteve um belo resultado nesta aproximação com o conterrâneo, que desde cedo migrara para os Estados Unidos. Foram várias narrativas publicadas na Alemanha; no Brasil, tivemos Delírios Cotidianos (com tradução de Suely Bastos), que trazia os contos N. York, 95 cents ao dia, A puta de 135 quilos e Mamãe bunduda, entre outros, na Coleção Quadrinhos L&PM e, depois, reunidos em um só álbum (2008), e, em aparição relâmpago na revista Animal, com O sonho do tubarão (em três edições, 1991).
A primeira publicação de sucesso de Schultheiss foi Trucker, uma série sobre caminhoneiros que pôde ser vista na revista alemã Comic Reader, em 1981. Quatro anos depois, ele chamou novamente a atenção com Kalter Krieg (Guerra Fria), quase proibido para menores, por seu niilismo pessimista. Suas ilustrações ganharam as páginas das revistas Stern (alemã) e L’Écho des Savanes (franco-belga) – com as histórias Bell’s Theorem (três volumes) e The Sharks of Lagos (1985). Em1986, ganhou o prêmio Max und Moritz do Salão de Comimcs de Erlagen, como melhor artista de quadrinhos em língua alemã.
No começo da década de 1990, participou da criação do mangá Im Zentrum des Wahnsinns (No centro da loucura), ao lado de outros artistas europeus – projeto interrompido até 2001. Com a coletânea Propellerman, com histórias de um herói futurista, pretendia entrar no mercado estadunidense, o que não deu certo. Até 2008 dedicou-se, apenas, a ensinar ilustração gráfica em Hamburgo, onde mora.
Em 2008 criou duas graphic novels para a Kodansha: Woman on the river e Daddy; em 2010, Journey with Bill. (A partir de GOIDA, 1990; https://www.lpm.com.br/site/default.asp?TroncoID=805134&SecaoID=948848&SubsecaoID=0&Template=../livros/layout_autor.asp&AutorID=517050)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog