A produção em quadrinhos na década de 1980
voltou-se para as minisséries, em formato em gibi, com histórias mais
elaboradas graficamente, com papel de melhor qualidade, reformulação da
narrativa e introdução de novos personagens. Um exemplo são as graphic novels da Editora Abril e, especificamente,
Elektra: Assassina (1986), personagem
criada pelo roteirista Frank Miller (1957) e ilustrada por BILL SIENKIEWICZ. Juntos, eles deram um salto de qualidade e
crítica ao rever o papel dos superseres na criação de HQs de aventura para o
leitor adulto. Nascido em 3 de maio de 1958, Sienkiewicz começou desenhando Moon Knight (Cavaleiro da Lua) para a Marvel, na década de 1980, apresentado/influenciado
por Neal Adams (1941); desenhou também Quarteto Fantástico, Novos Mutantes,
Thor, Hulk e Batman – em 1986, seu primeiro grande trabalho “interno” para a DC
Comics, que possibilitou ao personagem de Bob Kane “um universo mais rico e até
um pouco esquizofrênico”, segundo Goida (1990, p. 326) –, e adaptou em
quadrinhos o filme Dune (1984).
Elektra: Assassina (Marvel, oito edições)
tem mais de 200 páginas e, nela, o ilustrador faz uso de pincel e finaliza a
arte de forma não muito convencional – “verdadeiras obras de arte”, segundo
Goida (1999, p. 326), que influenciaram artistas como Dave Mckean (1936), entre
outros. A revista garantiu o Kirby Awards de Melhor Artista e o prestigioso
Yellow Kid Awards, por "unir as sensibilidades
artísticas americanas e europeias", em 1986. Com Miller ele também
desenhou Demolidor: amor e guerra (Graphic Novel, nº 2, 1986). Com Alan Moore, lançou duas edições da série Big Numbers (1988), projeto que não chegou a ser finalizado. Em
1995, ilustrou a biografia Voodoo Child: The Illustrated Legend of Jimi Hendrix. Em 1998
publicou o livro infantil Santa,
My Life and Times. A primeira década de 2000 foi intensa: em 2004, Sienkiewicz contribuiu para a arte de VS System, jogo de cartas colecionável; em 2006, projetou o layout e arte para The Venture Bros Season,
e, com Neal Adams, criou a arte para a canção “Leaving Beirut”, do ex-baixista do Pink Floyd, Roger
Waters, que a projetou em apresentações ao vivo; em 2007, desenhou 30
dias de noite: além de Barrow; em 2008, ilustrou a
graphic novel The Nightmare Factory – Volume 21, e arte-finalizou a série limitada Reign in
Hell (DC Comics). Já na segunda década, entre
2010 e 2012, fez a arte-final de vários números do projeto de Adams, Batman:
Odyssey. Em 2012, em parceria com outros artistas, Sienkiewicz ilustrou a
minissérie da Marvel, Daredevil: End of Days. Desde 1996, quando desenhou a capa do disco de Bruce Cockburn, The Charity of Night, fez também para os álbuns do RZA, Bobby Digital Estereo (1998) e do EPMD, Business
as usual (1990)2. Para a TV, trabalhou
na série Where on Earth is Carmen
Sandiego?, que recebeu indicações ao Prêmio Emmy (1995-1996); em
2006, Sienkiewicz projetou o layout e
arte para os DVDs da primeira temporada de The
Venture Bros. e a arte da capa para a terceira temporada em DVD e
Blu-ray. Além dos prêmios por Elektra, ganhou o Eisner de Melhor Antologia por
contribuições para Sandman: Noites sem
fim (2004), entre outros. Em junho de 2014, foi o convidado de honra na
Cerimônia de Premiação Inkwell Awards, na HeroesCon. (A
partir de BIBE-LUYTEN, 1987; GOIDA, 1999; PATATI, BRAGA, 2008, https://www.universomarvel.com/fichas/autores/sienkiewiczbill.html1;
http:/pt.wikipedia.org/wiki/Bill_Sienkiewicz2)
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