A produção em quadrinhos na década de 1980 voltou-se para as minisséries, em formato em gibi, com histórias mais elaboradas graficamente, com papel de melhor qualidade, reformulação da narrativa e introdução de novos personagens. Um exemplo são as graphic novels da Editora Abril e, especificamente, Elektra: Assassina (1986), personagem criada pelo roteirista Frank Miller (1957) e ilustrada por BILL SIENKIEWICZ. Juntos, eles deram um salto de qualidade e crítica ao rever o papel dos superseres na criação de HQs de aventura para o leitor adulto. Nascido em 3 de maio de 1958, Sienkiewicz começou desenhando Moon Knight (Cavaleiro da Lua) para a Marvel, na década de 1980, apresentado/influenciado por Neal Adams (1941); desenhou também Quarteto Fantástico, Novos Mutantes, Thor, Hulk e Batman – em 1986, seu primeiro grande trabalho “interno” para a DC Comics, que possibilitou ao personagem de Bob Kane “um universo mais rico e até um pouco esquizofrênico”, segundo Goida (1990, p. 326) –, e adaptou em quadrinhos o filme Dune (1984).
Elektra: Assassina (Marvel, oito edições) tem mais de 200 páginas e, nela, o ilustrador faz uso de pincel e finaliza a arte de forma não muito convencional – “verdadeiras obras de arte”, segundo Goida (1999, p. 326), que influenciaram artistas como Dave Mckean (1936), entre outros. A revista garantiu o Kirby Awards de Melhor Artista e o prestigioso Yellow Kid Awards, por "unir as sensibilidades artísticas americanas e europeias", em 1986. Com Miller ele também desenhou Demolidor: amor e guerra (Graphic Novel, nº 2, 1986). Com Alan Moore, lançou duas edições da série Big Numbers (1988), projeto que não chegou a ser finalizado. Em 1995, ilustrou a biografia Voodoo Child: The Illustrated Legend of Jimi Hendrix. Em 1998 publicou o livro infantil Santa, My Life and Times. A primeira década de 2000 foi intensa: em 2004, Sienkiewicz contribuiu para a arte de VS System,  jogo de cartas colecionável; em 2006, projetou o layout e arte para The Venture Bros Season, e, com Neal Adams, criou a arte para a canção “Leaving Beirut”, do ex-baixista do Pink Floyd, Roger Waters, que a projetou em apresentações ao vivo; em 2007, desenhou 30 dias de noite: além de Barrow; em 2008, ilustrou a graphic novel The Nightmare Factory – Volume 21, e arte-finalizou a série limitada Reign in Hell (DC Comics). Já na segunda década, entre 2010 e 2012, fez a arte-final de vários números do projeto de Adams, Batman: Odyssey. Em 2012, em parceria com outros artistas, Sienkiewicz ilustrou a minissérie da Marvel, Daredevil: End of Days. Desde 1996, quando desenhou a capa do disco de Bruce Cockburn, The Charity of Night, fez também para os álbuns do RZA, Bobby Digital Estereo (1998) e do EPMD, Business as usual (1990)2. Para a TV, trabalhou na série Where on Earth is Carmen Sandiego?, que recebeu indicações ao Prêmio Emmy (1995-1996); em 2006, Sienkiewicz projetou o layout e arte para os DVDs da primeira temporada de The Venture Bros. e a arte da capa para a terceira temporada em DVD e Blu-ray. Além dos prêmios por Elektra, ganhou o Eisner de Melhor Antologia por contribuições para Sandman: Noites sem fim (2004), entre outros. Em junho de 2014, foi o convidado de honra na Cerimônia de Premiação Inkwell Awards, na HeroesCon. (A partir de BIBE-LUYTEN, 1987; GOIDA, 1999; PATATI, BRAGA, 2008, https://www.universomarvel.com/fichas/autores/sienkiewiczbill.html1; http:/pt.wikipedia.org/wiki/Bill_Sienkiewicz2)

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