Nascido no Rio de Janeiro em 23 de maio de 1960, JORGE BARBOSA FILHO publicou o primeiro livro de poemas Poesia ou Crime Quase Perfeito, aos 18 anos. Em 1985, publica Mais, e, em 1990, Mequetrefes. Depois, vieram Buquês de Alfafas (2005), Ópera 44, independente, com o artista plástico Paulo Pisano (2006) e Transcendência Zero (2019).
Formado em Licenciatura/Português, lecionou em colégios de Curitiba e Região Metropolitana, além de ministrar palestras e oficinas de criação e sensibilização poética para as secretarias de Educação e Cultura, Biblioteca Pública do Paraná, escolas particulares e no SESC-PR, na capital e no interior.
Trabalhou como produtor na Rádio Educativa do Paraná entre 1997 e 1999 e escreveu na revista Ideias, na coluna literária “Diversos” (2007-2008).
Na Parnaíba (Piauí), onde mora, realiza oficinas de criação e sensibilização poética, oficina para professores de Educação e promove recitais performáticos.

* * * * *
  
OMOFOBIA

OMO ludens
OMO sapiens
OMO fabers
OMO eretus
OMO habilis
OMO sexualis
dá o branco
que sua família merece

* * * * *

MEU ANJO DA GUARDA ME PEGOU CAGANDO


para Vanderlei Weschenfelder, a escultura

meu flato fanho assobia
uma melodia gasosa
com suas flores amorfas.
e em sua epifania
(nem de ontem ou agora),
a gula viva de outrora
anuncia minha intestina
agonia infinita.

véspera de hecatombes
onde, entre os homens,
borbulho o que sinto
e invejoso me vingo
de seus horizontes.
o ar de suas alegrias, definho
sem jeito, como ou aonde,
solto mil bois divinos.

infesto a eternidade
com odor duvidoso
de tênue bondade,
mas cobiço as beldades
e os tesouros dos outros.
quando pensam que doo
a lei da gravidade,
flutuo, explodo,

espalho meus vícios
por todos os poros
e se a alma expio,
relaxo com reforços.
se existe o difícil
(é disto que eu gosto),
desloco o impossível
por isto me borro.

a comédia divina
percorre minhas vísceras
em onírica soberba.
como reza a bíblia,
sem eira e nem beira,
da cósmica poeira chega
e fina o que se destina,
a merda em suas bigas

no cu do mundo,
na casa do orvalho,
o jardim das delícias, fundo
e afundo no ato falho,
alhos com bugalhos.
meu desejo
alhos com bugalhos.
meu desejo confundo
ao todo confuso,
lúbrico no sanitário

esqueço onde estava
e pelo espaço errando,
caíram minhas máscaras
no vaso urrando
só, na ira, não podia nada,
isto foi quando
meu anjo da guarda
me pegou cagando.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog