DEMETRIOS GALVÃO nasceu em Teresina (PI) no dia 26 de dezembro. É poeta, autor de Reabitar (2019), O avesso da lâmpada (2017), Bifurcações (2014), Insólito (2011), Fractais Semióticos (2005) e Cavalo de Tróia (2001), e do objeto poético Capsular (2015).

Tem poemas publicados nas antologias Massanova Literatura (2007), Poematologia – os melhores novos poetas do Brasil (2012) e em revistas e portais. Participou do CD q.s.p. – quantidade suficiente para, em 2010, e gravou o CD Um pandemônio léxico no Arquipélago Parabólico em 2005.

Professor, com mestrado em História do Brasil (UFPI), é editor da revista Acrobata e o blog Janelas em Rotação, e colabora com o site LiteraturaBR; já editou a revista AO-Revista (2011-2012) e o blog Poesia Tarja Preta (2010-2012), e participou do coletivo poético Academia Onírica.

* * *



a mensagem do santo


é noite de chamar o santo

para se proteger do fim do mundo


o santo mensageiro atende o chamado e

vem falar da leveza do avesso

da temperatura do desequilíbrio alegre

da seiva que fortifica a vida

como substância alimentar do espírito


o santo veio mostrar os caminhos para

os litorais nativos

o interior virgem de olhares estrangeiros

para as ervas que alimentam

na imensidão da floresta festiva


o santo bate tambor e dança

lança enigmas e pinta o rosto

toma cachaça e embola a língua

revela o futuro em conchas do velho mar

revolve lembranças tribais


o santo vai embora depois da festa

e fica o mistério da vidência

a esperança de que o mundo não acabará.


* * *


tudo chega de um mundo antiqüíssimo

ao som de frank zappa


eu vi uma legião de jesuítas

silenciar florestas espontâneas

com sua pedagogia assassina.


eu vi caravanas de novos e velhos mestiços

aprisionarem peixes, lagartos e aves mensageiras

para legislar um código de honra obscuro.


eu vi um velho mar engolir desaforos

e guardá-los em envelopes de calcário

no fundo de sua paciência líquida.


eu vi homem e máquina

fundirem-se numa utopia selvagem

na cavalgada de sirenes.


eu vi a miséria da casa grande

radiografada em etiquetas de luxo

nos bazares e camelôs da cidade baixa.


eu vi um avião cair

e do alto da montanha

nascer um mito cinematográfico.


eu vi uma mãe e um santo

disciplinar um jovem dilúvio

quando em festa, alagou corações desabrigados.


eu vi begônias dizerem “eu te amo”

para um quilombo submerso

em erotismo tropical.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog