O poeta SILVIANO SANTIAGO nasceu no dia 29 de setembro de 1936, em Formiga (MG). Conhecido ensaísta, foi também crítico, romancista e contista. Frequentou, em Belo Horizonte, o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), e contribuiu para a Revista do Cinema, veiculo para o qual idealiza a revista Complemento. Seus primeiros poemas são publicados no livro 4 Poetas, com Affonso Romano de Sant’Anna, Domingos Muchon e Teresinha Alves Pereira, em 1934. Em 1970 viria Salto, Crescendo durante a guerra numa província ultramarina é de 1978, e, em 1995, Cheiro Forte.

No Rio de Janeiro, para onde muda-se no mesmo ano, obtém uma bolsa de estudos para fazer o doutorado na Universidade de Sorbonne. Durante as décadas de 1960 e 1970, foi professor visitante em diversos países; em 1969 publicou, em Nova York, a antologia Brasil – Prosa e poesia. De volta ao Rio de Janeiro, foi nomeado professor-associado da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) e depois tornou-se pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Traduziu Poemas, de Jacques Prévert, e Por que amo Barthes, de Alain Robbe-Grillet. Foi membro da comissão julgadora do Prêmio Literário Nacional em 1989; recebeu o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, em 2013, pelo conjunto da obra, o Prêmio Oceanos 2015 de melhor obra do ano pelo romance Mil rosas roubadas, e o Prêmio Ezequiel Martinez Estrada, da Casa de Las Americas, em 2020.

* * *


NADA

é o que deixa de ser.

Nunca

o que jamais houve.

Onde houve o homem,

há o nada.


* * *


UM VALOR MAIS ALTO SE ALEVANTA


O Príncipe Submarino

emerge das águas e perscruta o horizonte:

Um torpedo alemão avança contra Wall Street

em silhueta no fundo.


Agarra o torpedo à unha,

desvia sua rota.

No fundo do quadrinho seguinte

explode um submarino.


* * *


HOMEM & MULHER BALA


Quem disse que os objetos

São a extensão do corpo

Disse mentira.

A verdade é que o objeto,

Depois de inventado,

Domina por si,

E o corpo humano

Apenas é uma metáfora do objeto

– ridícula metáfora.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog