Foto Carla Viana/2019


O poeta e professor PAULO SÉRGIO KAJAL nasceu em 27 de abril de 1980, no Rio de Janeiro. Integra o grupo de teatro Sinérgicos e participa intensamente de saraus poéticos, como o Sarau do Escritório, criado em 2013, que ocorre na Praça Luana Muniz, no bairro da Lapa, na capital carioca. É membro fundador do Sarau de Bárbara, que acontece durante a Festa de Santa Bárbara de Rocha Miranda, no dia 4 de dezembro, no Rio de Janeiro.

* * * * *

POEMA DA FACE ESCURA

Quando eu vim para este mundo
um Diabo muito garboso e desavergonhado
deu-me um tapa nos ombros e disse:
-- Cara, tua não serás coxinha na vida!

Eu que de nada sabia
achei que o Diabo fosse 
o mais alto grão-mestre 
que neste mundo havia
e resovi partir com ele
pelas feiras,puteiros, bueiros
pelas casas de picardias
até que num dia
num lugar em que se servia
diamba e cumba
depois de muito bate coxa e rumba
ao toque da sanfona e do zabumba
o Diabo me confessou:
-- Meu nome não é Diabo, porra nenhuma
Meu nome é Exu Tiriri com muito garbo --
e tocou-se a macumba.

Eu primeiramente espantado
achei aquele nome “Exu Tiriri”
muito engraçado e desatei-me a rir…
Ainda um pouco ensimesmado
mas querendo sair por aí
aceitei o fato de bom grado.
Paramos  na beira uma praça
tomamos um velho whisky com boa cachaça
resolvi perguntar ao Exu-Tiriri
qual era minha verdadeira graça.
Ele me olhou zombeteiro, marrento,
faceiro e mandou:
-- Você é torto, errado, errôneo
Nasceu do encontro do medo com o sonho
Não sabe ter metas, mas sabe ser tristonho
Tu és mais piegas que bebê risonho.
Teu nome deveria ser Pateta
Teu nome deveria ser Bisonho
mas te darei de presente um fardo tamanho
Te chamarei de Poeta

Dei ao Exu então 3 moedas
(que eu já tinha lhe surrupiado)
e ele partiu pela linha fora da reta
ficando eu sozinho a matutar:
Pateta… Tristonho… Poeta
fardo muito doloroso
 a quem este nome carrega

* * * * *

FILOSOFIA DE EROS

Não acredito numa filosofia desconectada dos aspectos da sexualidade
Quero entender o recrudescimento da Guerra Fria
e a libertação através dos Orgasmos Múltiplos femininos
O Anarquismo, suas táticas de defesa e a libertação pela siririca
A plenitude do Orgasmo Seco
A Epistemologia da Cunilíngua
A Dialética do Fistfucking
A Pedagogia do Desejo
A Didática do Beijo
A Socialização dos Afetos
O Abstracionismo de uma Sauna Lésbica
A busca pela Estética entre o Ativo e o Passivo
A Supressão de toda e qualquer opressão sexual
A Relatividade Geral da heteronormatividade
A transcendência de Gêneros, Sexos e Sexualidades
A Geopolítica da Pegação
A política econômica do poliamor
A pureza religiosa dos não-monogâmicos
Só creio na Revolução que esteja sob a égide
de Eros, Dionísio 
E Oxum

A Revolução é sexual

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog