PAULO CÉSAR FRANCISCO PINHEIRO nasceu no Rio de Janeiro em 28 de abril de 1949. Compositor, letrista e poeta, é parceiro de Lenine (“Leão do Norte”), Edu Lobo, Ivan Lins, D. Ivone Lara, Joyce, Baden Powell, Pixinguinha, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Francis Hime e Maurício Tapajós (com quem compôs a clássica “Tô Voltando”, que virou “hino dos exilados” e ficou popular na voz de Simone), entre muitos outros.
Seus poemas foram publicados em Canto Brasileiro (1973), Poemas Escolhidos (1983), Viola Morena (1984), Atabaques, violas e bambus (2000) e Clave de Sal – Poemas do Mar (2003). Publicou, ainda, Poemúsica (2008) e os romances Portal do Pilar (2009) e Matinta, o Bruxo (2010), e, ainda, Histórias das Minhas Canções (2010), o segundo volume da série que resgata a história da música popular brasileira.Pinheiro é autor de mais de 2000 composições, iniciada ainda na adolescência, com cerca de mil músicas gravadas. 


Profissionalmente, iniciou a carreira com a gravação de “Lapinha”, parceria com Baden Powell e interpretada por Elis Regina, vencedora da I Bienal do Samba da TV Record (SP), em 1968. Também venceu o I Festival da OTI 1972 (Madri, Espanha), com a canção “Diálogo”, igualmente composta com Baden. Participou de festivais de música na década de 1960 e do surgimento da bossa nova, da evolução das escolas de samba e da censura na cena musical brasileira.
Em 2002 foi premiado, com Dori Caymmi, com um Grammy Latino na categoria de Melhor Canção Brasileira e, no ano seguinte, com o Prêmio Shell pelo CD O lamento do samba.

* * * * *

CANTO BRASILEIRO

Meu coração é o violão de Espanha.
Meu sangue quente é o banjo americano.
A minha voz é o cello da Alemanha.
Meu sentimento é o bandolim cigano.

Minha mágoa é o som francês do acordeon
Meu crânio é a gaita de fole escocesa.
Meus nervos são como o bandoneon.
Minha calma é igual guitarra portuguesa.

Meu olho envolve como flauta indiana.
Minha loucura é como harpa romana.
Meu grito, é o corne inglês, de desespero.
Maldito ou bíblico, demônio ou santo,

* * * * *

OFÍCIO

A música me ama
Ela me deixa fazê-la
A música é uma estrela
Deitada na minha cama

Ela me chega sem jeito
Quase sem eu perceber
Quando dou conta e vou ver
Ela já entrou no meu peito

No que ela entra a alma sai
Fica o meu corpo sem vida
Volta depois comovida
E eu nunca soube onde vai

Meu olho dana a brilhar
Meu dedo corre o papel
E a voz repete o cordel
Que se derrama do olhar

Quanto termino meu canto
Depois de o bem repetir
Sinto-lhe aos poucos partir
Quebrando enfim todo o encanto

Fico algum tempo perdido
Até me recuperar
Quase sem acreditar
Se tudo teve sentido

A música parte e eu desperto
Pro mundo cruel que aí está
Com medo de ela não voltar
Mas ela está sempre por perto

Nada que existe é mais forte
E eu quero aprender-lhe a medida
De como compõe minha vida
Que é para compor minha morte

* * * * *

 A GRANDE VIAGEM

O mar tem muito mistério,
A vida muito segredo.
O mar às vezes assusta,
A vida às vezes dá medo.

A gente é só marinheiro,
A vida é como oceano.
No mar tem barco-fantasma,
Na vida tem desengano.

O mar é pura aventura,
A vida é a grande viagem.
Por isso o mar tem quimera
E tem a vida miragem.

O mar é estrada comprida,
A vida é um barco no mar.
O mar vai dar em que vida?
E a vida onde é que vai dar?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog