HEITOR MORAES nasceu em Jaguarão (RS) em 27 de julho de 1878. Morou em diferentes cidades – em Ponta Grossa (PR), publicou o primeiro livro, Violetas, em 1925; o segundo livro, Ao luar da música, foi editado em Santos (SP). As crônicas de Este Livro, de 1932, chegaram ao púbico a partir de Jaguarão, bem como os perfis de Juventude e Velhice, de 1933. Vigílias do Passado, de 1948, foi publicado em Porto Alegre.
Residiu em Caxias do Sul, onde exerceu o fazer poético e o jornalismo, no jornal O Momento, e onde faleceu, em 1958.

* * *

QUASE AO PARTIR

Vi-te risonha na manhã bem linda
pedindo a Deus para eu não ir embora.
Oh! quanta crueldade! – lembro ainda, –
pois da partida se apressara a hora.

Nesse apêrto de mão que tu me déste,
é que vi como é triste a despedida...
Tu juraste... e a jura que fizeste
alentou para sempre a minha vida.

Ante uns olhos amados rasos d’água,
eu implorei a ti, piedosamente,
uma prova de afeto ou de carinho...

E chorando contrito minha mágua,
eu te disse baixinho, tristemente:
– Quanta saudade fica no caminho!...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog