Maria Duda

(Rio de Janeiro, RJ, 28.mar)


Que tem medo da justiça?

 

Quem é você, que vai pagar pelos corpos jogados nos mares? Que vai pagar pela vida de Dandara e de Zumbi dos Palmares? Quem é você, que vai comprar de volta a infância dos que a perderam? A identidade dos que a perderam? A vida dos que a perderam? Quanto vale a vida pra você? Quanto valem nossas vidas, se me paga a despedida com as lágrimas que não descem enquanto nossa morte é aplaudida Quem é você, que vai pagar pela limpeza social da capital do império? Pelas mulheres presas por adultério? Que vai pagar pelas vidas de Canudos e dos malês? Pela invenção e violação das ditas leis? Quem é você, que vai pagar pelos futuros que foram ceifados no passado? Por termos que viver entre os fantasmas dos que são assassinados? Quem é que vai me ensinar a viver depois de perceber o que você me roubou? Minha ausência no livro de história? A ausência da minha memória? Quem é você, que vai limpar as manchas do nosso sangue no áureo da bandeira? Que vai negar que a recíproca é verdadeira? As igrejas sendo construídas com o sangue dos nossos braços Enquanto fazia nossa religião se esconder em pedaços Quem é você, que vai pagar por tudo que acontecer depois? Pelo batismo forçado dos bantos e dos nagôs? Por não ser possível apreciar a vista do alto dos morros sem antes ouvir o coro dos metais perfurando as paredes das favelas? E as crianças sem infância pelos becos, bocas e vielas? Quem é você, que vai pagar pela amarra da mordaça? Pelos açoites nas praças? Pela dispersão de toda uma raça? Quem é você? Apareça você Quem é você, que manda que extermine o negro e o encarcere? Quem é você, que matou Marielle? Apareça você, que matou Marielle Que faz de nossa dor entretenimento Que vai sofrer na pele a catarse do meu ressentimento Marcharemos outra vez em direção à liberdade Tiraremos o seu nome das ruas dessa cidade Marcharemos ao passado em busca da nossa verdade É você o responsável por nos associar à preguiça? É você quem me quer submissa?

É você o responsável pela ilusão de uma pátria mestiça? Eu te pergunto, quem é você

Que tem medo da justiça?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog